terça-feira, 17 de abril de 2012

Me REinventar!

Voltei!

Estou em crise!


Minha cara de crise!


Não sei que crise é essa, estou tentando descobrir dia após dia, mas não consegui ainda.

Morro de vontade de vir escrever e compartilhar meus pensamentos, mas não consigo!

Não sei se é o fato de chegar aos 30, mas descobri que quero ser diferente a cada dia!

E não tem sido fácil entender esse processo sem fim que está acontecendo dentro de mim e mais difícil ainda tem sido explicar isso ao mundo, ao meu mundo.

Aí... Acredito que as amigas de mais perto ficam tentando dar explicações convincentes à elas mesmas do porquê me suportar e me mandam textos como o de logo abaixo. 

...

O cérebro mede o tempo por meio da observação dos movimentos.
Se ficarmos dentro de uma sala branca, vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas ou sem relógio começaremos a perder a noção do tempo.
Por alguns dias nossa mente detectará a passagem do tempo através das reações internas do nosso corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea. Isso acontece, porque a nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos.
Compreendido este ponto há outras coisas que devemos considerar: 1. Nosso cérebro é extremamente otimizado; 2. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho; 3. Um adulto tem em média de 40 a 60 mil pensamentos por dia!
Uau! Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade de pensamentos e informações, por isso, a maior parte desses pensamentos, os já vividos, é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia, mas quando vivemos uma experiência pela primeira vez, ele - o cérebro - dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.
E quando novidades acontecem é o momento que nos sentimos mais vivos!
Conforme a mesma experiência vai se repetindo o cérebro vai colocando suas reações no "modo automático" e "apagando as experiências duplicadas".
Se pudermos entender estes pontos, poderemos compreender porque parece que o tempo acelera quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir, por exemplo, tudo parece muito complicado, nossa atenção é requisitada e fica voltada ao máximo para o exercício de dirigir o automóvel. Então, de repente, dirigimos, trocamos de marcha, olhamos os semáforos, lemos as placas, conversamos enquanto o fazemos e até falamos ao celular enquanto dirigimos!
Como acontece?
O cérebro já sabe o que está escrito nas placas, já não lemos com os olhos, mas com a imagem anterior, gravada na mente. O cérebro já sabe qual marcha trocar, então ele simplesmente pega as nossas experiências passadas e usa, ao invés de repetir realmente a experiência. Ou seja, não vivenciamos aquela experiência, pelo menos para a mente, aqueles segundos de troca de marcha e leitura de placa são apagados de nossa noção de passagem do tempo.
Quando começamos a repetir algo exatamente igual a mente apaga a experiência repetida.
Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, as mesmas pessoas, os mesmos problemas, os mesmos desafios, os mesmos programas de TV, as mesmas reclamações - as experiências novas, aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades, vão diminuindo. Até que tanta coisa passa a se repetir que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano, ou, para algumas pessoas, na década!
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a rotina.
A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido, ano após ano.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo - M&M!




Isso? 


Não! Risos... M&M - Mudar e Marcar!
Mudar fazendo coisas diferentes, simples ou complexas, e marcar fazendo registros, comemorações, festas, fotografando, escrevendo!
Mudar aprendendo uma nova língua ou mudar aprendendo a tocar um novo instrumento!
Mudar de paisagem, tirar férias com a família, viajar ou acampar no quintal, jantar na garagem e registrar tudo, com fotos, cartões postais, escrevendo cartas ou escrevendo no blog!
Ter filhos ou animais de estimação, eles destroem a rotina e isso é ótimo!
Comemorar o próprio aniversário, com festa e muito brigadeiro, fazendo marcas diferentes a cada novo ano, a cada nova idade!
Usar e abusar das comemorações para transformar momentos usuais em momentos diferentes.
Comemorar o noivado, o casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, aniversário de formatura da turma, chá de bebê, chá de panela ou chá da tarde com uma pessoa querida.
Visitar parentes distantes, entrar na universidade com 30, 40 ou 60 anos, cortar o cabelo, deixar o cabelo crescer, deixar a barba, tirar a barba, comprar enfeites diferentes para a decoração da casa, colher flores no canteiro da cidade para enfeitar a mesa do jantar, ir a shows, cozinhar uma receita nova, tirada de  um livro novo.
Usar roupas diferentes, não pintar a casa da mesma cor, fazer diferente!
Encher de beijos diferentes o meu esposo e viver com ele os momentos diários, mas buscando sensações diferentes, frios na barriga diferentes.
Ir a mercados diferentes, ler livros diferentes, assistir filmes diferentes, buscar experiências diferentes!
Ser diferente!
Quando tiver dinheiro, especialmente se não precisar mais trabalhar - sonho - mudar com o marido, com a esposa, com a família, com os amigos para outras cidades ou países, ver outras culturas, visitar museus estranhos, degustar pratos esquisitos, em outras palavras, VIVER!
Porque se conseguirmos viver intensamente, acrescentando diferenças ao nosso dia a dia, o tempo vai parecer mais longo.
E se você tiver o privilégio - eu tive - de se casar com alguém disposto a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais VIVO do que a maioria dos emocionantes contos de fadas e livros de aventuras que existem por aí.
Outro fator importante é cercar-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes e que gostem de coisas diferentes.
Enfim, acho que entendemos o recado!
Ir em busca de novas experiências para expandir o tempo com qualidade, emoção, memórias e vida!


...


É isso!

Tentei encontrar a autoria do texto, mas não consegui. Não sei se as questões científicas sobre o funcionamento do cérebro citadas nele são verídicas. Sei que acreditei em tudo! Tudinho! Porque é exatamente isso que tenho vivido.

Uma ânsia enorme em alongar meu tempo e uma sensação de que a cada dia ele está menor, mas tenho tentado viver tantas coisas diferentes que para mim o ano já pode acabar! Já vivi tanto até hoje que poderia preencher o ano só com esses quase quatro meses!

E juntando uma coisa e outra; voltei!

Amo fazer SCRAP e amo escrever e amo o fato de me perguntarem por quê eu não tenho postado no blog! É ótimo saber que não estou aqui sozinha e que algumas pessoas se interessam e se identificam com tudo por aqui!

E pra voltar a me movimentar vou fazer SCRAP guiada por duas lindas e Dan! Que inventaram um tal de Scrapcombo com um monte de coisas lindas pra gente copiar sem medo de fazer igual!

E o tema saiu de uma brincadeira do Scrap Playground com um texto lindo de Fernanda Mello, moça de quem virei fã logo depois de conhecer suas palavras.

Com que letra eu vou?
Se não deu certo, apague e recomece.
Esqueça o que ficou.
Esqueça a culpa.
A falta de plano.
Esqueça a dúvida.
O que foi quase engano.
Apague e recomece.
É sempre hora de mudar, de virar a página e se reinventar.
Mesmo que doa, aprender não é um processo à toa.

Lindo! Amei! Para mim cada frase deveria virar um SCRAP!

E o resultado do primeiro, que reflete exatamente quem eu sou nesse momento véspera dos 30...


Novo termo pra "eu me amo"!




É sempre hora de mudar, de virar a página e se (me) REinventar.


Pra viajar!


Riqueza nos detalhes graças às super teachers!


Amei o resultado!




Mais veículos para as viagens!




Washi tapes roubadas de um kit alheio!




Detalhes fofíssimos!




E o resultado final, sem nenhuma modéstia, me deixou totalmente feliz e apaixonada...


REinventar!


Quem achou lindo? Longo? Confuso? Bagunçado?

Senti que cheguei aqui e falei como a gente fala com amiga, conversa sem pé e nem cabeça, faltando o início e deixando sem fim!

"Hoje é dia de letra nova. De página em branco. De frio na barriga. Escrever pode ser doloroso. Pode ser reconfortante. Pode ser terapia. Mas não importa. Palavras me constroem. E me vestem. Mostrando o que - por hora - eu não quero mais esconder". Fernanda Mello

Gostei!

Vou dormir feliz, feliz!

Volto com a realização de um sonho!

Volto logo!

5 comentários:

  1. Agora sim!!! Era disso que estava falando... De Scrap! Amei... Vou seguir a dica de mudar tudo sempre pro tempo não passar tão rápido!!!
    S2

    ResponderExcluir
  2. Paloma Arruda Ferreiraquarta-feira, abril 18, 2012

    AMEIIIIIIIII... Mais ainda o retorno... Lindo de viver e REiventar o scrap... Super Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa... Nó na garganta! Mais uma vez você se supera nega! Parabéns! Lindo! Ah, e eu não sabia que você já está chegando aos 30... kkkk. Ainda bem que eu não tenho esse tipo de problema! Rss... Te amo!

    ResponderExcluir
  4. mais que lindo, scrap, texto, mudanças, tudo! *-*

    ResponderExcluir
  5. ... e qdo a gnt passa dos 30, comofaz???
    eh bem por aih amiga... se reinventando todo dia, não importa no que vai dar... e feliz sempre, pois na frente... ahhhh... sempre vem algo melhor, e melhor, e melhor!
    Um beijo minha linda, as vezes demoro, mas amo esse cantinho aqui!
    =*

    ResponderExcluir

Comente-se...